PLANO DE AULA:
Tema: (Utilização do filme: MEU NOME É RÁDIO)
Sinopse: O filme conta a história de um treinador, Jones (Ed Harris), que – conhecendo acidentalmente Rádio, dele se aproxima aos poucos. Rádio, amedrontado por ter sido sempre rejeitado, não o aceita totalmente. Um dia o jovem está passando pelo campo onde Jones treina o time da escola Hanna e a bola sai para a rua. Ele a retém para si, em vez de entregá-la de volta aos jogadores. Estes, mais tarde, vingam-se, amarrando o jovem e deixando-o no chão em um galpão. O treinador o salva e começa a protegê-lo, trazendo-o primeiro para ajudar o time e, mais adiante, levando-o à escola, apesar de alguns obstáculos criados pelas pessoas a sua volta. Jones enfrentará estes obstáculos e dará condições para que James aos poucos se integre à comunidade e esta a ele, em franco processo de ganho recíproco.
Objetivos: Levar os educandos a uma melhor compreensão dos nossos direitos e deveres, inclusive os direitos dos alunos portadores de necessidades especiais perante a escola, procurando envolvê-las nesse meio social;
Construir o conceito de inclusão;
Valorizar-se a si mesmo e ao seu meio;
Identificar e caracterizar as diferenças existentes.
Temas transversais contemplados: Pluralidade Cultural; Ética e Cidadania.
Metodologias/Desenvolvimento:
Apresentação do Plano de Aula;
Apresentação, leitura e comentário da sinopse do filme “Meu Nome é Rádio”;
Exibição do filme;
Conversar com os alunos se o filme os agradou, o que acharam interessante, o que tiraram de lição para a sua vida;
Trabalho em equipe explicando a importância da humildade, amor ao próximo, etc. focando sempre a cidadania;
Problematizar com os alunos a falta de construção de rampas de acesso, corrimão, etc. em nossa cidade nos locais públicos e nas escolas;
Registrar em texto coletivo os conceitos construídos durante a execução das aulas sobre os seguintes tópicos:
- Inclusão
- Diferenças.
Recursos: Multimídias (filme);Cartolinas; Tinta Guache; Giz; Lápis de cor; Quadro Negro; Lápis; Borracha; Apontador; Papel A4.
Cronograma: 4 h/a.
TEXTO 1
O HIPERTEXTO NO CONTEXTO EDUCACIONAL.
Entre os autores que definem o trabalho com hipertextos, onde o professor é o colaborador, o parceiro e o aluno é o participante ativo em relação ao processo de aquisição do conhecimento, encontramos aqueles que dizem tratar-se de um sistema em que algum tipo de aprendizagem ocorre mesmo que de modo informal, da utilização de um sistema de informação, e aqueles que definem, como sistema de ensino, ligado a contextos e tarefas orientadas para objetivos.
E quanto as perspectivas: aprendizagem por descoberta – o usuário aprende por descoberta, explorando e descobrindo de modo incidental, e a aprendizagem associativa – o usuário, por motivação, realiza algum tipo de aprendizagem, ou seja, aprendizagem implícita em oposição a aprendizagem explícita.
Há de se convir, porém que o hipertexto dá ao usuário, autonomia para expressar estratégias individuais de aprendizagem, sendo sujeito responsável pelo processo.
Ao utilizar o hipertexto, os usuários mesmo de forma incidental, ao tentar localizar uma informação estes participam ativamente de um processo de busca, podem construir conhecimento, muitas vezes de forma mais duradoura e transferível do que aquele direto e explicito.
Para os professores, os hipertextos, são recursos importantes para a orientação e organização em várias disciplinas.
O hipertexto mostra eficiência também no ensino a distância e facilitam a abordagem multidisciplinar.
Há, porém, a preocupação de alguns teóricos, como Santos, que apontam que a não linearidade exige muita atenção para não se perder o foco da pesquisa.
Assim, considerando a perspectiva de que toda e qualquer realidade está em constante movimento, as tecnologias na educação e aqui mais especificamente, o hipertexto deve nos encaminhar com maior propriedade a uma constante reflexão.
TEXTO 2
PINGOS NOS IS: A IMPORTÂNCIA DAS COMUNIDADES.
Vários avanços e consequentemente várias mudanças aconteceram nas comunicações à distância.
È claro que outros segmentos também tiveram progressos, mas a tecnologia se destaca colaborando de forma extraordinária inclusive na área da saúde com descoberta e tratamento de várias doenças.
Porém a comunicação à distância através do ambiente de rede nos últimos anos saiu do espaço restrito a alguns pesquisadores e abriu espaço e acesso a uma leva muito grande de usuários desde empresários a domésticos, sem a necessidade de marketing promocional.
E a quem então poderemos atribuir o mérito de tão estrondoso avanço? Podemos concordar com a opinião de Manuel Castells, que diz; ‘...o desenvolvimento da internet é a história de uma aventura humana extraordinária...” e atribuir a essa imensa massa de usuários, principalmente da internet, às comunidades de rede, à jovens ansiosos pela comunicação, ávidos por experimentar novas formas de comunicação.
Diferentemente dos meios de comunicação do passado – em que havia um emissor para vários receptores passivos, sem ferramentas interativas a disposição, a divulgação rápida de idéias e produtos, através da comunicação multidirecional nos mostra o papel fundamental da expansão desse ambiente: idéias de muitos para muitos.
Porem o novo ambiente de rede que vivenciamos não faz milagres e nem tudo o que esperamos de retorno acontece. Nem tudo o que está na rede vai trazer inovação e conhecimento. Publicar na rede novos produtos e idéias, não é garantia de avanços nos negócios e assim por diante.
A rede propicia uma nova forma de comunicação, de gerar conhecimento e serve para grupos com perfis específicos e estes tem que incorporado, esse novo conceito de comunicação para que o resultado seja positivo e para que o trabalho seja de forma multidirecional.
Temos então que nos aprofundarmos nos conhecimentos deste novo ambiente para nos tornarmos usuários em potencial e fazermos realmente parte desse novo grupo de inteligência coletiva.
Olá Ivete, porque parou de postar?
ResponderExcluirAs postagens já realizadas são ótimas,continue mostrando seu belo trabalho!!!
Te ofereço um selinho de aprovação,pegue lá no meu blog.
Agora sou sua seguidora e levarei seu link comigo.
mil bjs
orientarpedagogos.blogspot.com